O Trio

O trio Rapa do Tacho é: Alexandre Cruz (voz e percussão), Reginaldo Costa (voz e cavaco) e David Diel (voz e violão).

O percussionista belorizontino Alexandre Cruz iniciou seus estudos nos anos 80 nas oficinas práticas em estudos de ritmos brasileiros carnavalescos com o músico carioca Lucrécio do Pandeiro (G.R.E.S. Unidos de São Carlos RJ, atual Estácio de Sá). Atua como sonoplasta no Grupo de Teatro Água Viva (Copasa/MG), sob a direção do Prof. Fernando Limoeiro, do Teatro Universitário (T.U.) da UFMG.

O educador musical, violonista, cavaquinista e arranjador Reginaldo Costa iniciou seus estudos em música aos 16 anos através do Curso de Extensão da UFMG. Estudou violão com o professor Flávio Barbeitas. Licenciou-se em Música em 2007 na UFMG e hoje é pós-graduado em Educação Musical pela mesma instituição. Atua como professor de música em escolas regulares e projetos sociais em Belo Horizonte. É autodidata no estudo do cavaquinho e atuou no grupo de samba Fuzuê durante quatro anos, o que lhe proporcionou a participação em shows do Grupo Fundo de Quintal e de sambistas como Leci Brandão e Bezerra da Silva. Também apresenta-se em shows e eventos na modalidade voz e violão, executando samba e bossa nova.

O também educador musical, multi-instrumentista e arranjador David Diel começou a tocar violão aos 13 anos, estudou violão erudito no Conservatório de Música de Niterói entre 2000 e 2003 com a professora Valéria Gomes, também licenciou-se em Música pela UFMG em 2009 e atualmente faz mestrado, também em Música, na mesma instituição. Especializou-se em samba e choro, já tendo participado de três edições do Festival Nacional do Choro, pela Escola Portátil de Música. Para maiores informações, currículos, portfólio e contado com David Diel clique aqui.

O trio nasceu no final de 2008, tocando samba da melhor qualidade de compositores como Elton Medeiros, Cartola, Nelson Sargento, Nelson Cavaquinho, Zé Keti, Jair do Cavaco, Dona Ivone Lara, Geraldo Pereira, João Nogueira, Jorge Aragão, Paulo César Pinheiro, Eduardo Gudin, Moacyr Luz, Adoniran Barbosa, Herivelto Martins, Noel Rosa... (vish! dá pra ficar até amanhã falando).

O trio já tocou em diversos bares e restaurantes de Belo Horizonte, na Feira Tom Jobim (em setembro de 2009), no Parque Municipal e outros parques da cidade em eventos, principalmente pela prefeitura. De outubro de 2008 à meados de 2009 foi grupo fixo do Terreiro do Samba, aos sábados no Espaço Arrumação, Bar e Café do artista mineiro Saulo Laranjeira.

Ao final de 2009 fez seu show mais relevante (até o presente momento) no Teatro Cariúnas. O show aconteceu no dia 18 de outubro e o repertório privilegiou sambas tradicionais menos conhecidos [o lado B] de alguns dos compositores citados acima. Houveram as participações especialícimas de Alex 7 Cordas (violão 7 cordas), Marcela Nunes (flauta) e Daniel Angoleiro (percussão).

O trio também costuma acompanhar o músico Gelson Luiz, que lançou o show "O Choro do Rapa", realizado em setembro de 2010 no Teatro da Assembléia. Gelson já tocou com diversos grupos de samba e choro em BH e também é professor de música em projetos sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário